Rebeka Barbosa Fotografia

Investimento

Rebeka Barbosa Fotografia tem o intuito de guardar o seu momento para sempre.

Tudo que nós fazemos é com o maior amor do mundo, e está sendo feito como se fosse para nós mesmos. Nossas embalagens são personalizadas, temos brindes, tudo que traga um sorriso no rosto do nosso cliente.

E isso, não tem preço.

Entenda o preço da fotografia:

Quanto vale uma lembrança, quanto vale você eternizar aquele momento único para sempre?

Imagine-se daqui a 5, 10 ou 15 anos. Além de algumas ocasiões guardadas na memória, quais outras lembranças você terá dos momentos mais especiais de toda a sua vida?

A resposta é simples: uma fotografia. As imagens podem registrar fatos, expressões, sentimentos e, principalmente, emoções. Hoje em dia, é muito comum as pessoas estarem sempre com um celular ou uma câmera portátil com ótima resolução e que automaticamente num simples apertar o botão, como num passe de mágica, registra-se uma linda fotografia! CORRETO? ABSOLUTAMENTE CORRETO!
É por ESTE mesmo MOTIVO que muitas pessoas estranham que um fotógrafo queira cobrar para fotografar.

Parece que rola uma ideia comum de que se é só apertar um botão, então “porque cobrar”?

Apertar um botão é fácil, muito fácil. Mas, para registrar uma boa fotografia são necessárias muitas outras coisas além de um simples e rápido aperto de botão. Pra começar, a Fotografia vai muito além de composição.

Porque NÃO? Simplesmente porquê o quê você paga para um fotógrafo profissional está 99,9% conectado com custo de equipamentos, tempo de trabalho, reputação, visão artística e olhar cultural.
Hoje em dia para se tornar um fotógrafo profissional além da vontade de aprender e começar qualquer curso ou faculdade de fotografia, é necessário INVESTIMENTO. Investimento no mínimo de R$ 10.000 para começar a pensar em um bom curso de fotografia. Para ter idéia, um fotógrafo profissional de aniversário infantil precisa de NO MÍNIMO 5 equipamentos essenciais. E para facilitar, conto os quais eu recomendo:

- Câmera SEMI-Profissional digital reflex: a partir de U$974.95
- Objetiva: a partir de U$399.95
- Flash: U$500
- Computador com gravador de DVD: U$999
- Software: U$299

Sem contar as taxas de transporte, pilhas recarregáveis, baterias reservas, bolsa para carregar os equipamentos, rebatedores, filtros, freelas…

Depois do investimento em equipamentos é necessário aprender utilizá-los. CLARO! E um bom curso intensivo completo para a formação de um fotografo profissional custa a partir de R$2.500. Para saber sobre ponto de ouro, regras dos terços, balanço de branco, ISO, Velocidade, Abertura, Cortina, Obturador e muito, mas, muito mais!
Equipamento e curso é garantia de uma BELA fotografia feita no modo manual? ABSOLUTAMENTE, NÃO!

O que falta?
Falta tempo… Tempo e muita dedicação.

Se tratando de uma pessoa persistente, perfeccionista, detalhista e curiosa poderá obter sucesso em suas fotografias mais rápido, isso é fato! Para valorizar o trabalho de um fotógrafo é necessário conhecer os bastidores da produção fotográfica e saber quanto tempo se investe nesta produção.
Para conseguir entender melhor todos esses valores, descrevo algumas etapas para a realização de uma cobertura fotográfica de Casamento. Obs: apenas fotografias, sem vídeo!

- 3 horas – pré booking, reuniões, telefonema, emails, contratos…
- 30 minutos – reunião com equipe para acertar os detalhes da nossa atuação no evento.
- 60 minutos – preparar equipamentos, checar tudo!
- 2 horas – fotografando making of + vestido, convite, perfume, jóias, sapatos..
- 12 horas – cobertura do casamento (chegar na igreja, preparar equipamento, cerimônia, ir para o buffet, festa, depois de tudo fazer backup em HD externo na própria recepção).
- 2 horas – fazer segundo backup no studio e checar arquivos.
- 2 horas – primeira revisão das imagens.
- 5 horas – edição, pós processamento com ajustes técnicos.
- 10 horas – ajuste fino, tratamentos no Ligthroom e Photoshop nas imagens mais interessantes ou as que precisam deste ajuste.
- 3 horas – separando as fotografias por pastas para entregar ao cliente tudo separadinho. Bouquet, Véu, Retratos, Pista…
- 10 horas – design do album ou foto-livro.
- 5 horas – ajustes de design do livro.
- 2 horas – embalagens, envio de livro, pedido, recebimento, conferências.

Portanto, são mais de 70 horas de trabalho. Investidos em uma única noiva!

Ainda não falei de custos de material, impressão dos álbuns e foto-livros, assistentes e fotógrafos extras no casamento. Se tratando de fotografias em estúdio, deparamos com uma vasta gama de equipamentos específicos e acrescentamos mais conhecimentos para utilizá-los, funcionários do estúdio, custo fixo da empresa, etc…

Para ser um bom fotógrafo profissional é necessário saber de todos esses assuntos, lidar com o cliente, com atraso de fornecedores, ter jogo de cintura, ser honesto, sincero, saber lidar com imprevistos, possuir inteligência emocional e ainda um olhar cultural. Além de um certo investimento no próprio business e um punhado de sorte para ser reconhecido. Transformar uma idéia em imagem fotográfica requer não só sofisticado conhecimento técnico, mas também talento, cultura, sensibilidade, constante atualização profissional, além de eficiência administrativa para desenvolver e organizar o seu trabalho.

investimento investimento investimento investimento investimento investimento investimento investimento investimento investimento